domingo, 27 de setembro de 2009

TECNOLOGIA ASSISTIVA

Entre os recursos necessários e individualizados, a Tecnologia Assistiva está presente em situações onde haja necessidade de: comunicação alternativa e ampliada; adaptações de acesso ao computador; equipamentos de auxílio para visão e audição; controle do meio ambiente (adaptações como controles remotos para acender e apagar luzes, por exemplo); adaptação de jogos e brincadeiras; adaptações da postura sentada; mobilidade alternativa; além de próteses e a integração dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, a escola, a comunidade e o local de trabalho.
É importante lembrar que as tecnologias assistivas vão desde uma fita crepe que prende o papel à mesa, para que não solte com os gestos involuntários do aluno, a criação de um mapa com os contornos em barbante, até a utilização de equipamentos como mouse e ponteiros ou um software leitor de tela para acesso ao computador.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

As práticas educacionais atuais pregam a necessidade de potencializar o desenvolvimento, também, dos alunos deficientes, no sentido de que uma geração de desvalidos e incapazes dê lugar a uma educação que priorize sua ascenção social, educacional e profissional. O paradigma da inclusão propõe essa mudança de postura dos professores e das escolas, tornando a tecnologia assistiva e informática educativa fatores estimulantes no aprendizado do aluno.

sábado, 26 de setembro de 2009

Todas as pessoas, entre as quais se incluem as que possuem algum tipo de deficiência, têm direito ao acesso à educação, à saúde, ao lazer e ao trabalho. Essas áreas contribuem para a inserção social, desenvolvimento de uma vida saudável e de uma sociedade inclusiva.As pessoas com deficiência física para exercerem esses direitos e fortalecerem sua participação como cidadãos, há necessidade de se atingir alguns objetivos, como o direito a acessibilidade em edificações de uso público. Assim, a conquista por espaços livres de barreiras arquitetônicas implica a possibilidade e a condição de alcance para que portadores de deficiência utilizem com segurança e autonomia as edificações, mobiliários, os equipamentos urbanos, os transportes e meios de comunicação(1).
È preciso Incluir essas pessoas para que elas não se sintam isoladas do mundo

Vencendo barreiras Arquitetônicas